Previsão do Tempo
Geral
Sexta-Feira, 1 de Fevereiro de 2013 - 14h37

Feijão cru para matar ratos, verdade ou mentira

Jandir Sabedot
.
Tem circulado na internet um e-mail ensinando um suposto “veneno ecológico” para matar ratos, que teria sido um método usado por criadores de pássaros para combater o os roedores e supostamente abalizado pela Universidade Federal de Pelotas/RS.

Pela receita largamente divulgada pela rede, utilizava-se uma xícara de qualquer feijão cru sem lavar, colocava-se em um multiprocessador ou liquidificador sem água e triturava até virar uma farofinha bem fininha, mas sem virar totalmente pó.

Em seguida deveriam ser colocados em montinhos na proporção de uma colher de chá, nos cantos próximos do chão, perto das portas, janelas e atrás de móveis e eletrodomésticos. Os ratos comeriam e não podendo digerir o feijão cru sofreriam um envenenamento natural por fermentação em até 3 dias. Segundo esses sites:

“Ao contrário dos tradicionais venenos (Racumim, por exemplo) o rato morre e não contamina animais de estimação e por sua vez morrem por terem comido o rato envenenado. E a quantidade de feijão que ele ingeriu e morreu é insuficiente para matar um cão ou gato, mesmo porque estes gostam de MATAR pra comer…mas morto eles não comem. Se tiver crianças pequenas (bebês) ainda em período de engatinhamento, que colocam tudo na boca, não faz mal algum, pois o feijão para o ser humano, mesmo cru é digerido. NÃO TEM CONTRA-INDICAÇÃO!”

Acontece que, apesar de eu mesmo ter recomendado algumas vezes esse “tratamento” para quem quer se livrar de ratos, pesquisando mais sobre isso na rede descobri que não é bem assim… Embora realmente funcione.
O feijão cru seria tóxico para qualquer ser vivo, inclusive humanos, dependendo da dose. O Dr. Constancio de Carvalho Neto, Médico Veterinário Sanitarista e especialista em controle de pragas alerta para o perigo de se usar essa receita caseira para quem quer se livrar dos ratos em casa:

“Provavelmente devido minha especialidade profissional, controle de pragas e vetores, tenho sido perguntado com frequência crescente (e preocupante) sobre o “inofensivo“ uso de feijão cru como raticida. Fatos e boatos circulam com velocidade espantosa através da Internet e esse possível “novo” uso para o humilde feijão nosso de cada dia, me tem sido inquirido quase que diariamente a partir dos mais diversos pontos de nosso país.

Feijão cru tem efeito raticida?


Poderia ser usado inofensivamente para eliminar roedores sem qualquer risco para humanos ou outros animais?

É verdade ou é mentira?


Em 1994, portanto há 14 anos atrás, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas RS, FAEM / Depto. de Ciência e Tecnologia Agroindustrial, liderado pelo Prof. Pedro Antunes, publicou um trabalho científico onde analisaram quatro cultivares de feijão similares entre si comumente encontrados no comércio brasileiro (Rico 23, Pirata 1, Rosinha G2 e Carioca).

Os pesquisadores estudavam o valor nutricional desses cultivares e também os fatores antinutricionais como a antitripsina e a lectina (duas substâncias tóxicas existentes em todos os feijões).

Nesse ensaio, ratos brancos de laboratório (albinos da espécie Rattus norvegicus) foram submetidos a uma dieta exclusiva desses cultivares de feijão cru e os pesquisadores apresentaram suas conclusões. No entanto, todos os ratos do estudo morreram, aliás como seria de se esperar dada à presença daquelas substâncias tóxicas no feijão cru e que são neutralizadas durante o processo de cozimento, ao qual normalmente o feijão é submetido antes do consumo.

Muito recentemente, alguém leu esse trabalho e ao perceber que os ratos haviam morrido, imediatamente imaginou que o feijão poderia ser usado como um “raticida”. Pior que isso, esse alguém, sem nenhum conhecimento de causa, prontamente tachou esse “método” de seguro e sem risco, pois raciocinou que se nós humanos e outros animais comemos feijão e nada nos acontece de mal enquanto os ratos comem e morrem, estaria aí uma solução simples e barata para o eterno problema das infestações de roedores.

O Prof. Pedro Antunes inquirido sobre essa versão apócrifa que circula na forma de post na Internet, mostrou-se horrorizado com o desvio dado à sua pesquisa, segundo nos conta o Médico Veterinário Ricardo Mathias que o entrevistou, pois a intenção dos pesquisadores era o de demonstrar o efeito nocivo do feijão cru que desaparecia quando o feijão era cozido.

Os fatores antinutricionais existentes no feijão (também estão presentes em outras leguminosas como a soja), a antitripsina e a lectina, atuam de forma danosa em diferentes pontos do organismo, seja de um rato, seja de um cão ou seja mesmo de um ser humano podendo levar à morte na dependência da quantidade ingerida.

A antitripsina atua inibindo a formação de diversas enzimas que participam do processo de digestão nos mamíferos, incluindo a tripsina, as quais hidrolisam as proteínas que ingerimos transformando-as em aminoácidos, para que possam ser absorvidas pelo nosso organismo. Sua ação se dá ao nível do duodeno, a primeira porção de nosso intestino logo depois do estômago. A falta de tripsina provoca sérios problemas pancreáticos e mesmo pulmonares.

Já a lectina, simplificando, é uma proteína que, quando presente em mamíferos monogástricos (portanto excluem-se os bovinos, os caprinos, os ovinos, etc), provoca aglutinação das hemácias (formando pequenos coágulos) e assim provocando entupimentos de vasos de menor calibre. Ora, os tais ratos do experimento foram submetidos a uma dieta exclusiva e à vontade, constituída por feijão cru, onde estão presentes em altas concentrações essas proteínas danosas (antitripsina e lectina) de curso mortal para mamíferos monogástricos (que têm um só estômago). Só tinham que morrer mesmo!

E por que não sentimos nenhum problema quando comemos feijão? Porque no processo de cozimento do feijão, essas proteínas danosas são destruídas podendo restar bem pouco, não em quantidades suficientes para nos causar problemas. Contudo se ingeríssemos feijão cru, especialmente na forma de farinha, certamente sofreríamos o mesmo que se passou com os ratos do experimento.

De qualquer forma, posso usar feijão cru para matar ratos? A rigor, pode. Contudo haveria um primeiro grande problema a ser resolvido: convencer os ratos a comer feijão cru! Eles detestam, e têm muitas boas razões para isso! A Natureza os ensinou a evitar esse e outros grandes perigos. Por isso sobrevivem há tanto tempo. Outra questão importantíssima: o risco envolvido. É perigoso sim! Crianças poderiam por qualquer razão encontrar e ingerir esse feijão cru ou sua farinha! Cães e gatos igualmente não se deixam convencer a fazer do feijão cru um alimento, mas crianças…”

Além disso tudo, haveria o grande problema de que a morte dos ratos se dariam somente após 14 dias e assim mesmo se eles só comerem feijão moído – o que é raro para um roedor . Se deixarem de comer essa dieta ao longo desse tempo não morrerão.

Ou seja: Para mim o que fica dessa história toda é que para usar feijão cru como raticida deve-se ter as mesmas precauções que se usa ao manipular os venenos mais comuns, como o popular “chumbinho”; ao misturar a farinha moída com outros tipos de alimento que sejam atraentes aos ratos e ter muito, mas muito cuidado mesmo para que os animais domésticos e as crianças da casa, se existirem, não encontrem e não consumam, além de tentar impedir que os “ratos, malditos ratos!” (parafraseando o gato Chuvisco da antiga série animada Plic, Ploc & Chuvisco) comam outras coisas. Fazer isso ou não, como tudo o mais na vida, fica por sua conta e risco.
Fonte: Slow Video
Comentários da Notícia
Postado por: ze barao
20.12.2013 13h31min
a pinga e para rato cachaceiro!
Postado por: Celia
02.12.2013 18h58min
já li sobre dicas em que o rato deve beber pinga, outro diz que ele deve comer feijão, , vou ler que o rato deve votar para presidente!
Postado por: marli
02.12.2013 09h13min
a minha preocupação è deles morrerem dentro dos moveis, e ficar com mal cheiro
Postado por: ana
15.11.2013 21h21min
gostei da dica do esterminador de ratos, kkkkk
Postado por: Lauro
07.11.2013 11h11min
Parabéns pela pesquisa, é bom saber que tem gente ainda interessada no bem estar e saúde de seus semelhantes. Infelizmente, a maioria dos comentários revela um lado mais constrangedor do ser humano. Valeram as dicas!
Postado por: francisco aldo
06.11.2013 11h24min
pela primeira vez entrou aqui em casa vou fazer o feijao hoje mesmo
Postado por: valter
06.11.2013 11h15min
caí na pegadinha do feijão , em casa só tem vasilhas de feijão crú triturado que eu deixei de comer e o ratos continuam passeando e nem olham para o bendito farelo. mas de vez em quando eles olham para a minha cara e falam não tem outra coisa melhor? isso eu não como mesmo é ruim demais.
Postado por: Sandra
29.10.2013 11h34min
Estou com medo de tentar, tenho gato e cachorro em casa. O que eu faço?
Postado por: é falcil !!!!!
28.10.2013 08h39min
1 litro de gasolina e poe fogo
Postado por: ROGERIO
25.10.2013 01h50min
CUMBINHO
Postado por: ROGERIO
25.10.2013 01h47min
O MELHOR E COLOCAR E FEJAO COM CACHAÇA , ELES ADORAM E SE NAO RESOLVER CHUMBINHO NELES
Postado por: celso
21.10.2013 15h06min
pode triturar , deixando tipo quirela , que é tiro e queda , mata , bem matado
Postado por: ernandes de olinda
19.10.2013 09h01min
sera´mesmo que funciona?. vou tentar.
Postado por: preta
06.10.2013 21h46min
tantas coisas que nem sei o que pensar nem o que fazer
Postado por: aa33 andinho
04.10.2013 18h06min
coloca chumbinho mais nao deixe agua perto para evitar a dor de barriga
Postado por: Amélia
03.10.2013 19h16min
Que ignorância dizer q a casa está suja e junta ratos. A minha casa está sempre limpa e infefestou o forro de ratos. Devem ter vindo de outros pátios,esgotos. Isso q tenho gatos em casa. Vou testar a receita do feijão e volto para contar dos óbitos.
Postado por: FC
23.09.2013 09h31min
Realmente, o feijão é tiro e queda! Mais essa da pinga, é curioso..Rs...
Postado por: Sheldom
20.09.2013 15h52min
coca cola 2 litros este veneno e eficaz kkkkkkkkkkkkk
Postado por: jussara
19.09.2013 09h32min
eu coloco e o veneno mesmo nao agredito q feijao manda
Postado por: ale
15.09.2013 03h52min
vou testar vamos ver o resultado
Postado por: Lunatico
10.09.2013 10h26min
Aqui na minha cidade tem um senhorzinho que toca flauta e encanta os ratos e os leva embora da sua casa , se voce pagar um pouco a mais , ele manda os ratos para a casa do seu inimigo . na proxima eu posto o telefone dele .
Postado por: TEREZINHA
09.09.2013 11h04min
GENTE FUNCIONA MESMO ...FIZ ESSA SEMANA E MATOU MESMO....VALEU A DICA
Postado por: maria
31.08.2013 09h42min
fiz o feijao moido p ratos o meu deus sera q isso nao funciona?

Postado por: Fernando
27.08.2013 14h09min
Isso é mentira, tem duas semaas que coloquei o tal do feijao e nada. Internet o povo ta assim, poe o que quer.
Postado por: Everson
25.08.2013 18h57min
Muitos comentários idiotas, e o pior é que esse povo não sabe nem escrever!!!
Povo ignorante!!!!...Brincando com coisa séria!
Postado por: TG
21.08.2013 13h34min
tem muita gente postando um monte de besteira, não sabe o qto é perigoso o rato, se um rato caisse na cama dele ou na rede, eu queria ver como esses bandos de incopetente iria fazer.
Postado por: ALDO
18.08.2013 00h23min
Se feijão cru é bom para matar ratos, vamos enviar algumas sacas para ser distribuído entre os congressistas. Assim vamos exterminar essa raça maléfica ao Pais. (com algumas exceções)
Postado por: PUPI
17.08.2013 15h55min
ENTÃO VAMOS FAZER UM COQUETEL
MISTURAR: FEIJÃO, FUBA, CIMENTO, SAL, e UMA VASILHA COM ÁGUA ( DE PREFERÊNCIA MINERAL ). RECEITA DA VOVÓ E É INFALÍVEL!!!!
Postado por: si
16.08.2013 17h37min
os comentarios são ilarios ri muitooooooo...bom d+ kkkkkkkkkk
Postado por: ta
15.08.2013 23h20min
porq q sera q uma coisa seria como
ratos por serem contagiosos sua urina é tao banalizado por certas pessoas quem nao tem o q fazer procure e pare de ser tao idiotas
Postado por: WILSON PIU
15.08.2013 10h42min
VOU TENTAR MATAR OS RATOS DE FOME !!!
Postado por: alex
07.08.2013 14h25min
arrume três gatos, um para caçar os ratos durante a manhã, outro para caçar os ratos durante a tarde e outro para caçar os ratos durante a noite, assim eles não cansam muito e teriam tempo de descanso enquanto o outro trabalha
Postado por: regis
05.08.2013 21h40min
o brabo é fazer o rato cumer feijao.ridiculo isto.rato morre comendo feijao moido
Postado por: maria
05.08.2013 11h56min
as pessoas ficam brincando com coisas seria como ratos fosse gatos ou cachorro urina de rato mata de verdade
Postado por: Eliel can altamira
03.08.2013 18h38min
Arroiz com cimento o rato morre com treis dia arroiz czido o rato seca e nao fedi nao tenti cheira
Postado por: FF
03.08.2013 14h22min
É SÓ MORAR EM BRASÍLIA, ENDEREÇO PLANALTO.
Postado por: kiki
02.08.2013 19h46min
gente tem muitas pessoas burras q só fala besteiras eu não consigo dormir de tanto ratos que tem em cima da minha laje e os bestas só fala bobeiras
Postado por: ans
01.08.2013 09h01min
pra n ter rato em sua casa é so compra um rato branco pois eles são mais bravos e os camundongos não vão entrar mais , mas detalhe deixe o rato branco com uma coleirinha pra não fugir.
Postado por: celo
30.07.2013 13h10min
deixa o rato em paz
Postado por: ???
30.07.2013 00h10min
Ô MEU DEUS QUANTA GENTE SEM QUE FAZER, E QUE FALA BABOSEIRA! AFF!!!
Postado por: mateus
29.07.2013 21h23min
o melhor remedio e alugar ou comprar uma casa que nao tenha ratos vc vai encotrar certo
Postado por: diogo
29.07.2013 17h50min
é só pegar um cabo de vassoura e sentar nele! pronto fatal!
Postado por: VALDECIR
28.07.2013 15h20min
BEM SE SUA CASA TEM RATOS É PORQUE SUA CASA É SUJA, VC Ñ LIMPA SUA CASA AI OS RATOS FAZ A FESTA
Postado por: Eli
27.07.2013 18h57min
Mistura-se farinha de trigo com cimento, de preferencia deixe uma vasilha de agua também. é barato e fatal.
Postado por: Luiz
27.07.2013 04h01min
Não mate ,não abandone ,adote um animal ...o pessoal chega aqui em casa ''Luiz o cachorro ta solto '' o pessoal nem percebe que e um rato de 1 metro kkkk gosto muito do rex .
Postado por: roger
23.07.2013 11h17min
a melhor maneira de acabar com os ratos é pegar um rato macho brabão e pintar ele de rosa e solta , ai os outros vão ver e morrer de rir
Postado por: tata
20.07.2013 01h04min
só tem comentarios engraçados, mas nao é engraçado ter ratos em casa... mas adorei a receita da pinga!
Postado por: Exterminador de ratos
19.07.2013 00h07min
Melhor mesmo é:
Potinho com pinga, também alguns pedaços de gravetos e umas pedras preferencialmente cortada na forma de cubos.

Cola-se o pratinho com pinga ao centro os gravetos ao redor e depois após os gravetos a pedras.

O rato vai la no meio beber a pinga, vai ficar tonto, quando for sair ira tropeçar nos gravetos e cair batendo a cabeça na quina das pedras (por isso cortada em cubos para ter quinas) é traumatismo craniano na certa e vem a óbito. já foio testado e aprovado.
Postado por: Katia
21.05.2013 21h14min
Fiquei com uma dúvida, tem por aí uma farinha de feijão branco utilizada para emagrecer. Seria toxico também para o ser humano, ou não, por ser feijão branco?
Postado por: Picotudo
16.05.2013 14h57min
2 Opções:
1 - O Bom e velho CHUMBINHO que custa R$ 5,00
2 - O Papel com cola que antigamente era usado pra pegar mosca agora é vendido para pegar Ratos.
Uso os 2 metodos e são bem eficazes, o 2° é o melhor pois não tem perigo e nem mal cheiro, da pra pegar até 5 ratos com o mesmo Papel cola, depois é só fechar com os ratos grudadinhos la e jogar fora.
Postado por: Vitor Tuba
02.05.2013 11h37min
ate coloquei a pinga, mas os ratos deviam ser muito amigos, eles nao brigaram :(
Postado por: Paulo
24.04.2013 17h15min
Acho que o melhor veneno é colocar a foto do retardado(a) que fez o comentário a cima. Quando eles olharem pra tua cara vão infartar!
Postado por: lele
01.02.2013 15h34min
o melhor veneno pros ratos e a pinga receita poe uma taca de pinga onde tem rato e poe dois cacetinho quando eles beberem a pinga eles vao se matarem entre eles o efeito e da hora nao tem erro
Deixe seu comentário
Enviar Comentário